A família Bevilacqua é pouco conhecida no Brasil. Seus descendentes ainda tem uma forte ligação com a Itália, seu país de origem.

O sobrenome Bevilaqua, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Encontrei muitas fontes que contam sobre a origem do sobrenome Bevilacqua. Segundo minha mãe, sua bisavó fazia uma brincadeira com ela que dizia algo como “Seu bebe-água” e ela não entendia muito bem o que significava. Pois então, estava eu pesquisando com minha mãe o significado do sobrenome e encontramos que é um sobrenome de origem italiana cuja grafia original é Bevilacqua, composto por três palavras

Bevi(bebe, do latim, bibere, verbo beber), 
la (a, do latim, illa) e 
acqua (água, do latim, acqua).
Juntas, essas três palavras formam uma palavra que caracterizava o patriarca da família. Posteriormente, essa característica tornou-se sobrenome para os descendentes. É um dos sobrenomes tradicionais da Itália. Trata-se de um sobrenome conferido prevalentemente a quem era conhecido bebedor de vinho. Em um documento do ano 1037, ficou registrado a existência de um Petrus bibens aquam (Pedro que bebe água) e em outro, de 1056, fala-se de Gregorius qui dicitur bibit aquam (Gregorio que é chamado bebe água).